sexta-feira, 9 de março de 2018



Eu queria ter ido falar com ela, mas não fui. Estava hipnotizada com toda luta que ela representava, aquela cena, também preocupada por estar atrasada pro trabalho (foi mal, chefe!). Enfim, não a conheci mais a fundo.
Na hora do almoço lá no trampo uma moça com uma deficiência, surda-muda no caso, sentou comigo na mesa. Ela me deu oi mexendo os lábios, sabe? Acenou com a cabeça como quem pede licença e abriu um sorriso lindo pra mim e ficamos lá dividindo nossa refeição em cumplicidade. Eu não sei fucking libras e voila, nao a conheci mais a fundo.


Dei chocolatinhos para meus alunos hoje na nossa última aula de português. Na atividade de hoje pedi para todos escrevem uma carta para eles mesmos no futuro, mas alguns deles fizeram para o passado pq queriam superar algo. Fui ajudando eles e elas a desenvolverem a redação e li alguns trechos. Estremeci. Dessa vez prometi a mim mesma que irei na formatura e devolverei a carta para eles. Na saída demos abraços, alguns tímidos outros longos e apertados. Teve bastante conexão ali.


Já no final do dia, na aula de dança, eu fui plenamente desengonçada a cada passo. Tomei jeito e me aproveitando ainda da dança, coloquei meu tênis e resgatei na mochila chocolatinhos ainda da aula de português . Dei para as meninas e a prof maravilhosa num gesto de quebrar o gelo e apreciação, e disse “os meninos ganham também, pq queremos isso, equal pay” e sorri. O nosso colega de aula sorriu de volta, sincero e gentilmente. Prometi pra prof que vou treinar a coreografia no fds.


As moças que tricotaram um papo com ela tem generosidade e gentileza. A moça do trabalho tem carisma e presença. Minhas alunas tem sonhos. As colegas, e o colega, de dança tem graciosidade. A prof de dança tem doçura. Todos aqui carregam junto também lutas que não consegui saber a fundo.


Carreguei ao longo do dia o peso de gentilezas para distribuir, conhecimento pra dividir, timidez, insegurança física e emocional e vontade de lutar. Mais algumas coisas, mas não vieram fácil em mente porque estou exausta.


Queria dizer que elas me inspiraram em simplicidade, então fecho os olhos e vou passando cada uma na memória... Penso nas mulheres da minha família e amigas também. Fico satisfeita e emocionada quase como numa oração. Prometo para mim que melhorarei como pessoa amanhã. Me conecto comigo.
Obrigada, mulheres. Obrigada, senhorinha.
Reabasteço aqui meu carrinho.


Um comentário: